Tarifa Para 2018 Estimula Minigeração

Incentivo à Energia Escolha Depende Da Técnica Do A Bagagem Perfeito Para os Maiores De cinquenta , Diz Levy

Em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, a agropecuária é a principal atividade econômica da cidade de 70 000 habitantes. Ali a fruticultura, a soja e a pecuária vêm sendo castigadas pela superior seca da história pela região. Localizada no semiárido mineiro e perante um sol inclemente durante boa fração do ano, com temperatura média de 33 graus, Janaúba faz porção do chamado Polígono das Secas. Todavia o sol robusto que bate ali, antes visto só como um revés que só agrava a falta de chuva no território, virou uma chance aos olhos de investidores. Prontamente, fração das pastagens improdutivas da região é referência de renda para os pecuaristas, que arrendam suas terras para empresas que querem gerar energia solar.

Advertisement

Hoje, as companhias que estão investindo em fazendas de painéis fotovoltaicos miram a diminuição dos gastos com a conta de iluminação. É o caso da combalida gigante das telecomunicações Olá, que está construindo duas fazendas solares, uma em Janaúba e outra na também mineira Capitão Enéas, em paralelo às tentativas de pôr de pé teu plano de reestruturação. Cada uma das fazendas tem know-how de criação de 5 megawatts, energia bastante pra abastecer 10.000 residências por mês.

  • Quatro Vedações adequadas à zona bioclimática
  • 6 de janeiro de 2014 às 10:Vince e seis
  • H carrega em 6 horas de sol
  • Quem está navegando neste local 0 participantes estão online
  • Lâmpadas fluorescentes
  • 5 anos pro painel e três meses para acessórios Sim acompanha NF
  • GREF - Leituras de Física. São Paulo: USP/CENP, 1998/2008. Acessível em: Cenp
  • trinta e um de agosto de 2017 às 11:29

A empreitada da Oi é divisão da recente onda de investimentos em criação fotovoltaica no Brasil. Entre as operadoras de telefonia, a Claro foi uma das pioneiras. Bem que não seja dona de um painel fotovoltaico sequer, a Claro se beneficia da energia gerada nos 45 hectares equipados com painéis em Várzea das Palmas e em Buritizeiro, também cidades mineiras. “Há ainda mais investidores Em Procura Dos Privilégios Do Aquecimento Global a bancar este tipo de projeto.

Advertisement

E nós, como grandes compradores, nos interessamos em adquirir essa energia”, diz Roberto Catalão, vice-presidente financeiro da Claro. A despeito do movimento das operadoras de telecomunicações, foi o comprador residencial quem puxou para cima o número de sistemas fotovoltaicos em operação no estado — a chamada “geração distribuída”. Bahia Terá A Superior Usina De Energia Solar Da América Latina , somente treze locais desenvolviam eletricidade desta fonte no Brasil (antes, os raios solares eram utilizados apenas para sistemas de aquecimento de água).

Hoje em dia, são mais de 23.000 unidades, sendo 80% em residências. Grandes fatores ajudam a esclarecer essa curva exponencial de adoção. Essa modificação foi o pontapé inicial pra consolidação do padrão de negócios da Órigo, organização que se dedica a jogar e construir fazendas solares e a alugar cotas dos painéis a pequenas e médias organizações.

Advertisement

Com uma fazenda de um Aquecimento Solar Residencial , num espaço de dez hectares, a Órigo consegue gerar energia equivalente ao consumo de 70 compradores — restaurantes, bares e açougues. Construída em 2010, a organização tem entre seus investidores o fundo americano de private equity TPG e o brasileiro Mov, que tem a participação dos fundadores da fabricante de cosméticos Natura.

“Vamos fazer dez fazendas neste ano, e de imediato temos bastante coisa vendida de antemão”, diz Surya Mendonça, presidente da Órigo. O maior impulso para esse mercado, todavia, veio com o acrescentamento das tarifas de energia. Desde 2012, o reajuste médio do valor da energia no povo foi de 44%, acima da inflação de 36% registrada no tempo. Durante o tempo que isto, o avanço da tecnologia de elaboração dos materiais fez o preço cair 80% na última década em todo o mundo e tornou a conta ainda mais vantajosa. Hoje, a instalação de 4 painéis solares com experiência total de 1,25 megawatt (o bastante pra suprir as necessidades de uma família de 4 pessoas) custa 15.000 reais. Em 2015, era de 30.000 reais.

Share This Story

Get our newsletter